Etanol: Meio ambiente

Etanol: Meio ambiente

Primeira fase do Museu da Cana-de-Açúcar de Piracicaba está concluída


Assessoria de comunicação - Publicado: 15 Jan 2015 - 09:57 | Atualizado: 30 Nov -0001 - 21:00
Primeira fase do Museu da Cana-de-Açúcar de Piracicaba está concluída

O Museu da Cana-de-Açúcar de Piracicaba, pertence ao Engenho Central de Piracicaba, construção de 1881, concluiu a reforma e restauração do galpão 5B, que abrigará eventos e exposições temporárias. O prédio se transformará em museu moderno, o primeiro para resgatar um dos mais importantes ciclos econômicos do país.

“Tivemos a preocupação de manter as características históricas do galpão. Estamos contentes de entregar a primeira parte de uma obra que se tornará um espaço pleno de atividades culturais e de negócios”, explicou William Nacked, presidente do Instituto Brasil Leitor.

“O setor é uma das principais bases da economia brasileira e faz parte da história nacional. Por isso, o Museu da Cana-de-Açúcar não será apenas um patrimônio de Piracicaba e região, mas um patrimônio do Brasil e de todos os brasileiros”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Empresas como Cosan e Raízen, com cota Master, Scania, Syngenta, Usina Alta-Mogiana, Usina Colorado e CNH-Fiat, destacam-se entre as patrocinadoras do grandioso Museu que revitalizará o Engenho Central de Piracicaba.

Juliano Prado, Diretor Executivo de Bioenergia e Administração da Raízen comemora a conclusão desta primeira etapa. “Ficamos satisfeitos com a finalização do restauro deste primeiro prédio, que demonstra o grandioso valor cultural do projeto.”

museu cana piracicaba2 150115

Sobre o Museu da Cana de Açúcar

As instalações do Museu ocuparão três dos edifícios do Engenho Central de Piracicaba. No local, o público terá acesso a conteúdo de cultura e educação. Os visitantes poderão conferir salas de exposições temporárias, espaços dinâmicos de informação visual, além de equipamentos que permitem atividades interativas, promovendo a aproximação das pessoas com a história do açúcar e do etanol, elementos importantes no desenvolvimento econômico do país. Devido ao processo de captação de recursos para cumprimento das diferentes etapas de entrega (estruturação, restauro e instalação), a previsão de inauguração completa da obra será o segundo semestre de 2016.

Alguns dos Patrocinadores atuais: 

Raízen, Cosan, Scania, Syngenta, Usina Alta-Mogiana, Usina Colorado, CNH-Fiat, Banco Itaú-BBA, Banco Safra, Caixa Econômica Federal, Caterpillar, Comgás, Copersucar, Dedini Indústrias de Base, KPMG, Radar, Rumo, Usina Colorado e Usina Santa Lúcia.