Usinas

Usinas

Em 2015, cinco novas usinas foram autorizadas pela ANP e cinco projetos aguardam liberação


- novaCana.com - - Publicado: 20 Jul 2015 - 12:00 | Atualizado: 22 Jan 2016 - 14:26

Em um ano cuja previsão é se encerrar com até dez usinas produtoras de etanol com as portas cerradas, a informação de que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou, no primeiro semestre deste ano, a construção de três usinas para a produção do biocombustível e a operação de duas novas usinas pode parecer algo contraditório.

É consenso entre os principais players do mercado que a falta de políticas públicas claras que estabeleçam a possibilidade de um horizonte de confiança a longo prazo para o setor estancou o ânimo e a intenção do investidor e do empresariado em novos investimentos.

Pesos pesados e analistas do segmento são tachativos ao confirmar que não há, até que o cenário seja alterado pela adoção de práticas governamentais de incentivo à produção do etanol, condições de retomada dos investimentos no negócio sucroalcooleiro.

Ainda assim novas cinco novas usinas surgiram no primeiro semestre (duas ainda em construção e três que iniciaram as operações neste ano). A explicação para este contraste pode ser percebida analisando as empresas e usinas por trás das autorizações da ANP.

Veja a seguir quais são, onde estão e os detalhes destas cinco novas usinas autorizadas, informações sobre as quatro unidades ampliadas, sobre as quatro usinas que tiveram a autorização da ANP cancelada e sobre os projetos de novas usinas que ainda estão em análise no governo.


Exclusivo para Assinantes

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

O texto completo desta página estádisponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR