Etanol: Mercado: Gasolina

Etanol: Mercado: Gasolina

Consumo de etanol somou 1,81 bilhão de litros em outubro, queda anual de 2,3%

Participação de mercado do biocombustível ficou praticamente estável, em 23,1%


NovaCana - Publicado: 02 Dez 2025 - 16:06

Com o aumento da mistura de etanol anidro à gasolina, em vigor desde agosto, o biocombustível hidratado perdeu participação de mercado. Em outubro, entretanto, a participação de mercado do etanol ficou praticamente estável.

No período, o etanol representou 23,1% do volume abastecido com combustíveis do ciclo Otto, enquanto no mês anterior a parcela chegou a 23%. Assim, os motoristas adquiriram 1,81 bilhão de litros do biocombustível, alta de 3,5% em relação a setembro, mas retração de 2,3% ante outubro do ano anterior.

As informações sobre o andamento do mercado de combustíveis foram divulgadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na última sexta-feira, 28.

Em outubro, o consumo de gasolina totalizou 4,05 bilhões de litros, com incrementos de 2,6% frente ao mês anterior e de 4,8% na comparação anual. Em gasolina equivalente, a demanda por combustíveis do ciclo Otto somou 5,26 bilhões de litros, com acréscimos de 2,8% ante setembro e de 1,8% em relação a um ano antes.

No acumulado do ano, o consumo total (também em gasolina equivalente) foi de 50,29 bilhões de litros, com alta anual de 2,3%. Para o etanol hidratado, entretanto, houve uma queda de 1,8%, para 17,56 bilhões de litros. Já a gasolina teve uma elevação de 4,3%, indo a 38,06 bilhões de litros.

São Paulo

Em São Paulo, maior estado produtor e consumidor do biocombustível, a demanda por etanol voltou a registrar aumentos. Em outubro, os motoristas adquiriam 915,3 milhões de litros, acréscimo de 3,6% em relação ao mesmo mês de 2024. Na comparação com setembro, a alta foi de 5,5%.

No caso da gasolina, o consumo subiu 2,3% ante setembro e 15,3% frente outubro de 2024, atingindo 867,72 milhões de litros.

No período, a demanda por combustíveis do ciclo Otto passou por um acréscimo de 7,7% na comparação anual e de 3,6% na mensal, para 1,48 bilhão de litros. Com isso, a participação de mercado do etanol apresentou uma leve recuperação, para 41,5%.

No acumulado do ano, o consumo de biocombustível no estado totalizou 8,59 bilhões de litros, o que representa uma baixa de 0,6% ante os 7,66 bilhões de litros vistos um ano antes. Já a gasolina passou por um aumento de 4,7% no mesmo comparativo, indo a 8,02 bilhões de litros.

consumo 01 otto acumulado 100625

consumo 02 otto mensal 100625

consumo 03 combustiveis evolucao 100625

consumo 04 hidratado anual 100625

consumo 05 hidratado mensal block 280325

consumo 06 preferencia consumidor 100625

NovaCana DATA (exclusivo assinantes)

Giully Regina – NovaCana


Exclusivo para Assinantes

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

O texto completo desta página estádisponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR