Empresa chinesa adquire unidades Rio Vermelho e Nova Unialco, mas valor do negócio não foi revelado
A Cofco International fechou um acordo para comprar duas usinas de açúcar no Brasil da trading de commodities agrícolas Bunge, informou a empresa chinesa em comunicado nesta terça-feira, 1º.
O negócio envolve as usinas de açúcar Rio Vermelho e Nova Unialco, anteriormente do grupo Viterra Bioenergia. O valor da transação não foi divulgado.
“Combinados com a plataforma existente da Cofco International, esses ativos criam oportunidades para maior eficiência operacional, diversificação e resiliência dos negócios”, afirmou o diretor-geral de usinas de açúcar Daniel Pagnani, em nota enviada à Globo Rural.
A Bunge, que vendeu sua fatia na BP Bunge em 2024, voltou a controlar usinas de etanol no país após a fusão com a Viterra, em julho de 2025.
As empresas foram procuradas pela CNN. A Bunge respondeu em nota que “à medida que a Bunge mantém o foco em suas prioridades estratégicas e posiciona o negócio para o crescimento de longo prazo, esta transação representa o passo certo para avançarmos”.
“Somos gratos à equipe das usinas por sua dedicação e pelas contribuições para a empresa”, afirmou o COO da Bunge, Julio Garros.
A transação ainda está sujeita a condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.
O acordo ocorre em um momento em que os preços do açúcar começam a se recuperar de um longo período abaixo do custo de produção, à medida que a ameaça do El Niño à produção global levou fundos a comprarem contratos futuros de forma agressiva nas últimas semanas.
“Este negócio é muito estratégico para a Cofco”, disse o sócio da consultoria FG/A, Willian Orzari Hernandes, acrescentando que as usinas incluídas na transação possuem alta capacidade de produção de açúcar.
Elas devem acrescentar cerca de 700 mil toneladas à produção de açúcar da Cofco no Brasil, elevando o total para aproximadamente 2,2 milhões de toneladas, estimou ele.
“O volume ficará mais próximo da quantidade que a China importa; portanto, com o negócio, os chineses garantem o suprimento de açúcar para os próximos anos”, afirmou Orzari.
A transação deve movimentar cerca de US$ 350 milhões, segundo estimativas da consultoria de agronegócios Veeries, baseadas em uma avaliação de mercado de aproximadamente US$ 50 por tonelada de capacidade de processamento de cana.
“É possível que tenham pago um prêmio, já que são ativos de boa qualidade”, disse o sócio da Veeries, Fabio Meneghin.
O avanço da Cofco no setor sucroenergético brasileiro coincide com o recente processo de reestruturação e venda de unidades iniciado pela Raízen, que está em recuperação extrajudicial.
A Bunge não tem interesse no negócio de açúcar, segundo os consultores, tendo vendido usinas para a BP no passado.
A Cofco International já possui quatro unidades no estado de São Paulo: Catanduva, Potirendaba, Meridiano e Sebastianópolis do Sul, além de um terminal de transbordo em Votuporanga.
Gus Trompiz, Sudip Kar-Gupta, Sybille de La Hamaide, Marcelo Teixeira e Roberto Samora
Com informações adicionais da CNN Brasil, da Globo Rural e do NovaCana