O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 500 milhões para a empresa Alvorada Bioenergia, do Grupo Agrícola Alvorada, implantar uma usina de produção de etanol de milho em Canarana (MT), informou o banco de fomento nesta quinta-feira, 17.
O banco usou recursos do Fundo Clima e a perspectiva é que a unidade terá capacidade estimada para produzir anualmente até 222 milhões de litros de etanol, 147 mil toneladas de grãos secos de destilaria (DDG) e 8 mil toneladas de óleo bruto.
O projeto, segundo o banco, vai ter uma tecnologia inédita no país da alemã Volgelbush, e que já foi empregada com sucesso em usinas de etanol em outros países, como nos Estados Unidos.
Segundo o banco de fomento, a nova usina será o primeiro empreendimento industrial de grande porte no entorno da BR-158, região marcada pela presença da pecuária de gado bovino como principal atividade econômica.
Rodrigo Viga Gaier