Os contratos futuros de açúcar bruto negociados na ICE subiram para uma máxima em 12 anos nesta sexta-feira, antes de fecharem em leve queda, já que o clima seco ligado ao El Niño parece destinado a levar a um déficit global na temporada 2023/24.
O contrato do açúcar bruto com vencimento em outubro caiu 0,07 centavo, ou 0,3%, a 26,91 centavos de dólar por libra-peso, após tocar uma máxima de 12 anos, de 27,59 centavos. O contrato ganhou 2,3% na semana.
A preocupação de que um clima mais seco do que o normal associado ao El Niño possa reduzir a produção na Índia e na Tailândia continuou a ser um fator de apoio fundamental.

Há mais de 95% de probabilidade de que as condições do El Niño continuem durante o inverno do Hemisfério Norte.
A previsão é que as condições de seca continuem nos próximos dez dias no Centro-Sul do Brasil, impulsionando as operações de colheita.
O contrato do açúcar branco para outubro caiu US$ 9,10, ou 1,2%, para US$ 748,30 por tonelada.
Marcelo Teixeira e Nigel Hunt