Projeção para colheita de milho da Argentina em 2022/23 recua para 50 mi toneladas
A produção de milho da Argentina deve cair em 2022/23, informou a bolsa de cerais de Buenos Aires nesta quarta-feira, 28, ao fornecer suas primeiras estimativas para a nova temporada de um dos maiores fornecedores globais de grãos.
A estimativa passou de 52 milhões para 50 milhões de toneladas, uma retração justificada pela seca severa enfrentada no país.
Agricultores na Argentina estão iniciando agora o plantio de milho. O país é um dos principais fornecedores globais de milho.
De acordo com o analista da bolsa, Martin Lopez, as condições climáticas adversas podem levar os agricultores a semear soja em áreas que originalmente pretendiam plantar com milho.
A área de soja deve aumentar em 400 mil hectares, para 16,7 milhões de hectares em 2022/23, disse Lopez, enquanto a área de milho deve cair para 7,5 milhões, de 7,7 milhões de hectares.
O agrometeorologista da bolsa, Eduardo Sierra, disse que embora o fenômeno climático La Niña deva durar até o início de 2023, outubro trará as chuvas necessárias para as áreas rurais.
“As chuvas previstas para outubro são boas”, disse Sierra, que prevê entre 50 e 100 milímetros de chuva no cinturão agrícola da Argentina e mais de 100 milímetros nas províncias do norte, onde a seca foi mais prolongada.
Maximilian Heath