PUBLICIDADE
ARMAC
Internacional: Açúcar

Índia deve permitir exportação de 5 mi t de açúcar em primeira tranche da nova safra


Reuters - 15 set 2022 - 07:34

A Índia está pronta para permitir a exportação de 5 milhões de toneladas de açúcar na primeira tranche para o novo ano de comercialização, que se inicia em outubro, disseram duas fontes do governo na quarta-feira, 14.

“A permissão para exportar 5 milhões de toneladas de açúcar está prevista para as próximas semanas e, assim que tivermos uma noção melhor sobre a produção do próximo ano, poderemos permitir mais 3 a 5 milhões de toneladas para exportação”, disse uma das fontes que não quis ser nomeada.

Embora seja um pouco cedo para ter uma ideia clara sobre a produção do próximo ano, as primeiras estimativas sugerem que a produção de açúcar em 2022/23 ficará em torno do recorde deste ano, de 36 milhões de toneladas, disse a autoridade.

Em 1º de outubro de 2022, quando a nova temporada começa, os estoques de passagem das usinas da temporada anterior são estimados em 6 milhões de toneladas contra 8 milhões de toneladas no ano anterior.

“Depois de considerar a demanda local, a necessidade de produção de etanol e a necessidade das usinas para seus estoques anuais de passagem, acreditamos que a Índia terá um grande excedente exportável em 2022/23”, disse a segunda fonte.

“Mas, dados os padrões climáticos erráticos que afetam as colheitas e a produção agrícola, não queremos permitir exportações de 8 ou 9 milhões de toneladas de uma só vez”, disse a segunda fonte. “Seremos bastante cautelosos”.

A Índia proibiu as exportações de trigo no início deste ano e impôs restrições aos embarques de arroz na semana passada, pois as condições climáticas adversas afetaram a produção e o plantio.

O consumo doméstico de açúcar da Índia é estimado em cerca de 27,5 milhões de toneladas e as usinas devem direcionar 4,5 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol na temporada 2022/23. As usinas também separarão pelo menos 6 milhões de toneladas de açúcar como seus estoques anuais de passagem.

Aproveitando os atrativos preços globais, traders já assinaram acordos para exportar 400 mil toneladas de açúcar bruto para a temporada 2022/23.

Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav


PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x