Usinas

Fitch Ratings traz oito pontos a serem observados pelas sucroenergéticas em 2021

Para agência de classificação de risco, companhias do setor de açúcar e etanol estão “melhorando”


NovaCana - 12 jan 2021 - 09:12

Com a projeção de preços médios de açúcar em torno de 13,50 centavos de dólar por libra-peso em 2021, a Fitch Ratings acredita que as perspectivas para o setor estão “melhorando”. Conforme os cálculos da agência de classificação de risco, o valor médio em 2020 foi de 13 centavos de dólar por libra-peso.

“O setor de açúcar e etanol na América Latina deve melhorar em 2021, embora em relação ao fraco desempenho de 2020”, afirma a companhia. “Ainda que a agência acredite que os preços globais do açúcar sejam ligeiramente maiores em 2021, o real fraco e as atrativas posições de hedge montadas em 2020 continuarão beneficiando o Ebitda dos produtores do Brasil”, complementa a Fitch, repetindo o posicionamento já visto na versão resumida do relatório.

Em relação ao etanol, a perspectiva é que uma recuperação dos preços do petróleo e o relaxamento das medidas de distanciamento social contribuirão para o aumento da demanda em 2021 de forma a ampliar a competitividade do biocombustível e impulsionar o fluxo de caixa dos produtores.

“Com fundamentos do setor mais fortes, as condições de crédito devem melhorar no próximo ano, após o forte aperto de liquidez de 2020”, aponta. Ainda assim, o acesso a crédito deve continuar limitado no caso das empresas em dificuldades financeiras.

Além disso, a Fitch acredita que não deve elevar a classificação de sucroenergéticas em 2021, mas também não irá rebaixá-las. “A perspectiva de 70% dos ratings é estável”, afirma e justifica: “Embora o ambiente deva ser mais favorável ao etanol em 2021, a Fitch não prevê aumentos significativos nos preços do açúcar e do combustível. A menor safra de cana-de-açúcar esperada para 2021/22 deve limitar o potencial de aumentos relevantes de geração de caixa operacional”.

No texto completo (exclusivo para assinantes), saiba mais sobre as ações de rating da Fitch em 2020 e confira oito pontos de atenção para o setor sucroenergético que são levantados no relatório.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail



x