BASF
Usinas

[Entrevista] Os posicionamentos de Evandro Gussi, novo presidente da Unica

Mantendo uma clara aposta no RenovaBio, ex-deputado já tem opiniões formadas sobre questões ambientais, venda direta, imposto sobre importação, mudanças na lei de proteção de cultivares, eletrificação da frota e outros pontos de interesse do setor


novaCana.com - 19 mar 2019 - 09:45
“Estamos trabalhando, torcendo e colaborando para as reformas macroeconômicas propostas pelo governo; elas serão a garantia de que nós teremos mais investimentos”, Evandro Gussi (Unica)

Foi em novembro de 2017 que Evandro Gussi passou a ter um contato direto e constante com o setor de etanol. De lá para cá foram 16 meses; e o deputado federal à frente da Frente Parlamentar do Biodiesel se tornou o presidente executivo da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

O primeiro passo do seu contato se deu com a apresentação do projeto de lei da nova política nacional de biocombustíveis (RenovaBio) no Congresso. Depois disso, o então parlamentar se envolveu de maneira mais próxima com a indústria sucroenergética e se tornou uma presença constante em eventos do setor.

No ano passado, ele optou por não tentar a reeleição. Alguns meses depois, em novembro, a Unica anunciou que sua presidente-executiva, Elizabeth Farina, deixaria o comando da entidade. Embora a notícia tenha sido uma surpresa – já que ela ocupava um mandato com validade até 2020 –, o nome de Gussi começou a circular como uma possibilidade.

A confirmação das suspeitas, entretanto, veio apenas em janeiro deste ano, com Gussi sendo oficialmente aprovado para o cargo em assembleia realizada no mês seguinte.

Considerando seu histórico, embora esteja há apenas poucas semanas à frente da Unica, o ex-deputado já apresenta desenvoltura para falar em nome da entidade, apresentando com firmeza suas propostas para defender os interesses das usinas.

Em entrevista exclusiva ao novaCana, ele discorre sobre os principais pleitos do setor e as perspectivas de futuro, demonstrando que dará uma atenção especial ao RenovaBio.

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou