BASF
Política

Deputado Evandro Gussi será o novo presidente da Unica


novaCana.com - 25 jan 2019 - 14:41

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) terá um novo presidente em breve. A entidade confirmou ao novaCana que Evandro Gussi – que terminará seu mandato como deputado federal de São Paulo pelo Partido Verde em 31 de janeiro – assumirá o cargo.

Gussi entrará na posição ocupada por Elizabeth Farina desde novembro de 2012. Em maio de 2018, ela havia sido reeleita para um novo mandato com duração até 2020. Porém, em novembro, a Unica anunciou que Farina deixaria o cargo em 31 de março de 2019, data de encerramento da safra 2018/19.

“[A saída] se dá pelo encerramento de um ciclo completo de trabalho e dedicação da executiva, assim como aconteceu com seus antecessores e como parte de um plano de sucessão aliado a um novo governo que se forma no Brasil”, justificou a Unica na ocasião.

A Agência Estado, por sua vez, reportou que empresários do setor buscavam um novo perfil de executivo, alinhado à política do presidente eleito Jair Bolsonaro. “Novo governo, novo perfil”, resumiu um deles.

Advogado com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), Evandro Gussi ganhou notoriedade no setor sucroenergético por ter sido o deputado que levou ao Congresso o projeto de lei da nova política de biocombustíveis (RenovaBio), em novembro de 2017. Pouco mais de um mês depois, o projeto já havia terminado sua tramitação e foi sancionado pelo então presidente Michel Temer.

Como deputado, Gussi votou a favor do processo de impeachment de Dilma Rousseff. Ele também se posicionou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos e da Reforma Trabalhista.

Renata Bossle – novaCana.com