Usinas

Cade aprova aquisição de fatia controladora da Atvos pela Lone Star


Reuters - 06 jul 2020 - 15:56

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta segunda-feira (6) a aquisição de participação controladora na produtora de açúcar e etanol Atvos pela LSF10, empresa do fundo norte-americano Lone Star.

Segundo documento do Cade, a aprovação foi feita sem restrições.

A fatia adquirida pela LSF10, de 50% mais uma ação, pertencia à Natixis, uma subsidiária do grupo bancário francês BPCE que a mantinha em função de uma operação envolvendo o Grupo Odebrecht e a Gasoduto Sur Peruano.

Parte da Odebrecht, a Atvos – grande produtora de etanol do Brasil – está em recuperação judicial.

A empresa, que registrou prejuízo líquido de R$ 1,49 bilhão na safra 2019/20, teve o plano de recuperação aprovado no último dia 20 de maio.

“Com base na área de atuação da LSF10 e da empresa-alvo (Atvos) observa-se que operação sob análise não resultará em nenhuma sobreposição horizontal ou integração vertical no Brasil. Esta operação se trata de substituição de agente econômico no setor sucroalcooleiro, sem acarretar preocupações concorrenciais”, disse o Cade na decisão.

O documento publicado pela autarquia indica ainda, ao descrever a operação, que a Lone Star é credora da Atvos por meio do fundo de investimentos Terra Nova Bio Energia, acrescentando que a companhia norte-americana discutiu propostas com os demais credores para tornar a Atvos solvente e entende que suas ideias são “a opção mais adequada para garantir a viabilidade e o futuro sucesso da Atvos”.

A Atvos não respondeu de imediato a um pedido por comentários.

Gabriel Araujo


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail