Investimento

Investidores alemães apresentam proposta para usina de milho em Uberaba (MG)


Jornal de Uberaba (MG) - 07 jul 2020 - 07:53
Maurício Araquam, diretor da Brid Logística, disse que estes são os primeiros contatos, mas que tratativas devem seguir em frente

Produtores rurais e representantes do agronegócio de Uberaba (MG) se reuniram na quinta-feira (2) para a apresentação de uma proposta de construção de uma usina de etanol de milho na área da Zona de Processamento de Exportação em Uberaba (ZPE), uma área de 2,8 milhões de metros quadrados localizada junto à BR-050.

O investimento tem o envolvimento da empresa Brid Logística, em parceria com grupo de investidores alemães que apresentaram interesse em Uberaba. “Esse foi o primeiro contato que tivemos com os produtores rurais da cidade. O grupo já conta com outras unidades produtoras de etanol de milho via parceria. Como apresentado, a ideia é replicar este modelo em Uberaba”, explica o diretor da Brid, Maurício Araquam.

Ele ainda ressaltou que a produção de etanol não seria restrita apenas para a combustão, mas também direcionada para a indústria farmacêutica e cosmética, com parte da matéria-prima sendo direcionada para a produção de alimentação animal. “O diálogo foi aberto e as tratativas continuarão ao longo de alguns dias”, garantiu.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Comdesu), Anne Roy Nóbrega, a manifestação em investir em Uberaba, mostra a relevância que o município vem ganhando ao longo dos anos.

“Recebemos investidores interessados na ZPE. O conceito de usina de etanol de milho é muito usado nos Estados Unidos e a ideia é colocar uma máquina industrial financiada por sócios alemães. Nossa região é destaque pela alta produção de milho e a proposta é direcionada exatamente para os produtores, que passariam a ser parte integrante deste processo”, explica.

Nóbrega destaca ainda que a instalação da usina seria um estímulo a mais para a efetivação do aeroporto de cargas. “O empreendimento agregará valor da nossa carga exportada e seria um reforço para a chegada do aeroporto internacional. Esse trabalho entra nesse pacote que vem sendo feito e envolve parcerias locais. Dessa forma, valorizamos os produtos produzidos aqui na região de Uberaba e Triângulo Mineiro”, completa.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, a iniciativa conta com o aval do prefeito Paulo Piau. “Nós trabalhamos para viabilizar novos investimentos. Herdamos um decreto do Governo anterior que previa a ZPE e buscamos reforço para que o processo saísse do papel e legalizar este feito tão importante”, relata.

O evento também foi acompanhado pelo presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Gilberto de Oliveira; pelo secretário de Agronegócio (Sagri), Luiz Carlos Saad; pelo assessor de Assuntos Regionais, Glauber Faquineli Fernandes, dentre outros convidados. A apresentação do investimento foi transmitida também via chat. Todos os presentes afirmam que respeitaram o distanciamento para prevenção do coronavírus.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail