Financeiro

Ranking de excelência: As melhores empresas sucroenergéticas em 2017

Em análise envolvendo oito indicadores globais, São Martinho desbanca Copersucar e passa a ocupar a primeira posição entre os destaques


novaCana.com - 18 out 2018 - 09:33

O cenário econômico brasileiro já viu dias melhores. Como era de se esperar, as consequências da crise se refletem nos setores produtivos, o que inclui a indústria da cana-de-açúcar, que já vinha observando quedas em seus resultados nos últimos anos.

Em um cenário de preços inconstantes, as companhias do setor sucroenergético precisam ser flexíveis e empregar seus recursos de forma inteligente. As que conseguem, mesmo em um cenário pessimista, destacam-se, conforme demonstra a análise de desempenho. Para a classificação foram medidos desempenho das empresas em oito indicadores financeiros. Os critérios utilizados na avaliação possuem a chancela da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e da Serasa Experian.

Na categoria açúcar e álcool, o ranking elenca as dez empresas do setor que tiveram os melhores resultados consolidados de 2017. O destaque do ano ficou por conta da São Martinho que, com suas quatro usinas, não estava nem entre as dez melhores no ano anterior. O grupo desbancou a Copersucar, trading que ocupava a primeira posição em 2016.

Além do ranking geral de excelência, conheça também as 10 companhias com os melhores resultados em cada um dos oito critérios avaliados:

- Receita líquida (total vendido em milhões de reais)
- Margem Ebitda (Ebitda sobre receita líquida)
- Rentabilidade (lucro líquido sobre patrimônio líquido)
- Crescimento sustentável (variação da receita líquida sobre patrimônio ajustado)
- Margem da atividade (lucro sobre a receita líquida)
- Liquidez corrente (ativo circulante sobre passivo circulante)
- Giro do ativo (receita líquida sobre ativo total)
- Cobertura de juros (Ebitda sobre despesas financeiras)


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail