Número de CBios disponíveis atende a 56% da meta do RenovaBio para 2020
Distribuidoras já compraram mais de 600 mil títulos – mais da metade das aquisições ocorreu na última quinzena
A recente definição das metas do programa RenovaBio, publicada em Diário Oficial no dia 10 de setembro, mexeu com o mercado dos créditos de descarbonização inerentes ao programa, os CBios. Agora, as distribuidoras confirmaram que precisarão comprar 14,53 milhões de títulos até o final do ano.
No momento, conforme dados da B3 – bolsa de valores responsável pelo acompanhamento deste mercado –, aproximadamente de 8,13 milhões de CBios já foram emitidos pelas usinas produtoras de biocombustíveis. Esta quantia é suficiente para atender a 55,9% da meta estabelecida para este ano.
Ao mesmo tempo, também de acordo com a B3, apenas 77 créditos foram retirados de circulação até agora. Este processo, chamado aposentadoria, acontece quando uma distribuidora ou investidor decide “dar baixa” no CBio para atender a sua meta individual ou compensar suas emissões de CO2. Com isso, o número de títulos disponíveis no mercado corresponde a quase a totalidade de créditos já emitidos.
De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por sua vez, até 9 de setembro já haviam sido gerados lastros suficientes para a emissão de 8,54 milhões de CBios. Desta forma, mais 412,2 mil créditos podem ser disponibilizados para comercialização nos próximos dias.
Saiba mais sobre o mercado de CBios – incluindo preços, volumes negociados e mercado entre investidores – no texto completo (exclusivo para assinantes).