BASF
Financeiro

Fitch Ratings explica porque as empresas do setor seguirão em aperto financeiro em 2019

Alavancagem elevada, liquidez fraca e fluxo de caixa neutro são as perspectivas da agência. RenovaBio, superávit global, priorização do etanol e mercados de açúcar protegidos influenciam


novaCana.com - 11 jan 2019 - 10:43

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco mais envolvida com o mercado sucroenergético brasileiro, não poupou franqueza em seu último relatório sobre as perspectivas para as usinas em 2019 e mostrou que o setor deve se preparar para dificuldades.

Para começar, as usinas terão que conviver com uma alavancagem maior neste ano do que em 2018, especialmente graças aos ainda baixos preços do açúcar e às fracas moedas locais. Além disso, a liquidez seguirá apertada para os players do setor.

“Dependendo dos preços da gasolina, o mercado de etanol pode ser um vetor do crescimento do setor”, detalha o documento. Por outro lado, se os preços do combustível fóssil estiverem baixos, as companhias precisarão realizar cortes de custos, sem investir em expansões, a fim de aumentar a geração de fluxo de caixa livre.

“A lenta recuperação dos preços internacionais do açúcar e a falta de opções de financiamento continuarão representando obstáculos para empresas em dificuldades financeira”, expressa o relatório.

Com isso, a Fitch espera que o cenário trave o número de elevações de ratings, aumentando a disparidade no setor no Brasil.

Para a análise, foram observados fatores como a trajetória de preços internacionais de açúcar, além da posição de hedge dos emissores no próximo ano, apetite de investimento dos bancos, preços da gasolina e tendências de demanda do etanol, dada a implementação do RenovaBio. Além disso, também são levados em conta o desempenho agrícola, volumes de cana moída, volatilidade cambial e os efeitos sobre fluxo de caixa e alavancagem.

Confira, no texto completo, os detalhes da análise da Fitch, além de gráficos e tabelas com:

- Perspectivas de ratings projetadas para 2019
- Desempenho de fluxo de caixa projetado para 2019
- Liquidez projetada para 2019
- Alavancagem média projetada para 2019
- Preços de açúcar, taxa de câmbio e preços do hidratado na refinaria
- Perspectivas para quatro players do setor

exclusivo assinantes

O texto completo desta página
está disponível apenas aos assinantes do site

veja como é fácil e rápido assinar

ou