Financeiro

Agências de classificação de risco analisam crédito da Raízen após compra da Biosev

Para S&P Global, perfil da sucroenergética e posicionamento dos acionistas traz segurança; já a Fitch Ratings optou por colocar a companhia em “observação negativa”


NovaCana - 17 fev 2021 - 11:40

Antes mesmo do anúncio do acordo para a compra da Biosev, a S&P Global Ratings já havia informado que acreditava que o perfil de crédito da Raízen seria adequado para a negociação. Agora, a agência de classificação de risco divulgou um novo comunicado, afirmando que as métricas da sucroenergética estão alinhadas com as expectativas criadas pela fusão e que os controladores possuem colchão para uma possível contribuição de capital.

“A aquisição aumentará o Ebitda anual da Raízen em cerca de R$ 1,8 bilhão e sua capacidade total de moagem expandirá de 73 milhões para 105 milhões de toneladas de cana”, detalha a S&P. Com isso, a agência estima que a sucroenergética registrará uma alavancagem ajustada de 2 a 2,5 vezes em março de 2022. “[Isto] não impactaria nossa visão do perfil de crédito da Raízen”, completa.

Já a Fitch Ratings divulgou um comentário no qual relata ter colocado a Raízen em “observação negativa” e a Biosev em “observação positiva”. Isto não afeta as notas atribuídas às companhias em um primeiro momento, mas indica que a agência manterá um olhar atento.

Segundo o documento, que considera a Raízen Energia e a Raízen Biocombustíveis, a companhia pode ser rebaixada se a transação for concluída conforme o previsto, devido à maior exposição da companhia às volatilidades do setor de açúcar e etanol e à diluição do impacto do mercado de distribuição nos negócios, uma atividade considerada mais resiliente.

Leia as avaliações das agências de classificação de risco e saiba mais sobre as projeções para a Raízen no texto completo (exclusivo para assinantes).


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x