PUBLICIDADE
boletim boletim
Política

Investidores e prefeitura de Rondonópolis avançam em tratativas para usina de etanol


Prefeitura de Rondonópolis - 24 out 2022 - 09:48
imae intro
Um terceiro encontro na sede da prefeitura já está sendo organizado

Nesta quinta-feira, 20, o gabinete do prefeito de Rondonópolis (MT) recebeu a segunda reunião com representantes de investidores internacionais, que pretendem investir na cidade. Os empresários pretendem instalar um porto seco aduaneiro, uma usina de açúcar e etanol para a produção de biocombustíveis de cana e milho e uma refinaria de petróleo que deverá atender a pelo menos 50% do abastecimento de combustível no estado.

Conforme apurado, as tratativas avançaram com a definição dos próximos passos a serem seguidos pelos envolvidos. Segundo o prefeito em exercício, Aylon Arruda, o grupo de investidor dos Emirados Árabes pretende investir cerca de R$ 1,3 trilhão no Brasil até 2030.

Além de Arruda, estiverem presentes o secretário de infraestrutura, Vinicius Amoroso, e o de desenvolvimento econômico, Alexsandro Silva. O consultor de negócios Vicente Vuolo Neto intermediou a viabilização dessa aproximação entre a iniciativa privada e o município durante a realização da 48ª Exposul, realizada neste ano.

Por sua vez, o representante da companhia agrícola Al Dahra foi o consultor de negócios internacionais Cleyton André de Lima Paiva. Especialista em agronegócio, petróleo e combustíveis, ele falou sobre os projetos a serem instalados no município, iniciando com o porto seco privado, que servirá para o desembaraço aduaneiro das importações de produtos dos Emirados Árabes, bem como a exportação de alimentos e produtos brasileiros.

Conforme o consultor, os três investimentos – porto seco, usina de biocombustíveis e refinaria de petróleo –, irá chegar a investimentos de R$ 5 bilhões em um prazo de cinco anos.

Paiva afirma que, no primeiro ano, serão feitos investimentos para a implantação de um porto seco (privado), para desembaraço das negociações de compra e venda de mercadorias como adubos e petróleo, além da exportação de grãos e proteína animal. Até o terceiro ano de investimentos, conforme o consultor, a projeção é de que a usina de biocombustíveis já esteja em funcionamento, e no quinto ano, a refinaria de petróleo.

Aumento das receitas

De acordo com Paiva, os investimentos vão proporcionar milhares de vagas de trabalho e um aumento significativo nas receitas do município por meio do recolhimento de impostos. Ainda de acordo com ele, a implantação do porto seco na cidade fará com que os impostos gerados fiquem no município.

Uma terceira reunião, dessa vez com o prefeito José Carlos do Pátio, já está sendo organizada. Nessa ocasião serão apresentadas as plantas dos projetos executivos de investimentos na cidade e a definição para as eventuais assinaturas das certificações dos acordos público-privado.

Ainda segundo Paiva, os investidores optaram pela cidade por conta da sua posição de logística estratégica e por sua posição estável de segunda maior economia do estado.

Por sua vez, Aylon Arruda se disse muito animado com os avanços no sentido de viabilizar o aporte de investimentos internacionais na cidade. “Eu considero muito positiva a reunião, pois há cerca de 30 dias iniciamos as tratativas e já conseguimos avanços importantes nesse sentido”, afirmou.

Conforme ele, a reunião entre o prefeito José Carlos do Pátio e o diretor financeiro do fundo dos Emirados Árabes já está sendo agendada. “Os investidores terão uma reunião com produtores integrantes do Sindicato Rural, já com o objetivo da realização de contatos de negócios para a contratação de fornecedores de grãos e proteína animal que serão exportadas”, completa.

O grupo de investidores também já estaria se movimentando para adquirir propriedades que serão utilizadas para armazenamento dos produtos adquiridos. A expectativa é que, nas próximas semanas, essa negociação já terá avançado, incluindo a definição do local onde serão instalados os empreendimentos.

Ailton Lima


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x