Política

Governo decide reduzir a mistura de biodiesel para 10% no último bimestre do ano


BiodieselBR - 27 ago 2021 - 08:14

O setor de biodiesel foi surpreendido ontem, 26, com a informação de que o governo federal decidiu reduzir a mistura do biocombustível para 10% nos meses de novembro e dezembro de 2021.

Os representantes de usinas e associações do setor produtivo foram informados por membros do Ministério de Minas e Energia (MME) que a decisão já estava tomada, mas ainda não estava formalizada. O motivo da redução seria o preço do biodiesel e seu consequente impacto no preço do diesel e na inflação.

A redução acontece no bimestre seguinte ao aumento da mistura. O ano de 2021 começou com 12%, percentual que chegou a ficar por um bimestre em 13%, seguindo a previsão legal. Depois, o governo reduziu a mistura para 10% por dois bimestres, alegando a questão do preço. Então, no quinto bimestre do ano, a mistura foi elevada para 12%, devendo ser novamente reduzida para 10%.

A decisão deve ser formalizada nas próximas semanas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), a tempo do edital para o próximo leilão de biodiesel, que deve sair até 10 de setembro.

Miguel Angelo Vedana – BiodieselBR 


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

Card image


x