A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou para o próximo dia 30 a votação do PL 1472/2021, que propõe regras para a variação nos preços dos combustíveis. Após o relator Jean Paul Prates (PT-RN) apresentar parecer propondo mudanças no texto, ficou acertado que o projeto será votado após a realização de audiência pública pela comissão.
O relator afirmou que seu parecer não altera a política de preços da Petrobras prevista no PPI (preço de paridade de importação), mas propõe a criação de um sistema de banda móvel de preços, controlado pelo governo, para reduzir a volatilidade nas bombas. O debate na comissão na terça-feira, 16, indica que o tema deve avançar no Senado, apesar de divergências sobre as medidas propostas.
O líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), afirmou que o governo se opõe à criação de um imposto de exportação para o petróleo, mas está de acordo com o debate proposto no projeto sobre formas de estabilizar os preços dos combustíveis. “No particular, estamos nos colocando contra a forma, mas achamos que o fundo de estabilização é algo que pode ser discutido para darmos resposta à volatilidade dos preços”, disse Bezerra.
O presidente da CAE, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou que o projeto será votado na reunião da comissão do dia 30. Na próxima terça, 23, será realizada uma audiência pública na comissão para a qual foram convidados os ministros de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.
As principais mudanças propostas pelo relator foram:
Felipe Amorim