Etanol: Preços

Etanol ganha competitividade nos postos e MT se aproxima de relação favorável de preços


NovaCana - 03 mar 2017 - 10:25

paridade 01 mini tabela 19.02a25.02

Os destaques sobre o preço do etanol na semana de 19 a 25 de fevereiro:

  1. Os preços do etanol hidratado nos postos subiram em sete estados, recuaram em 17 e no DF e permaneceram estáveis em dois estados
  2. Nas médias nacionais, o valor de venda do biocombustível de cana correspondeu a 76,4% do valor médio da gasolina
  3. O Mato Grosso é o estado que apresenta a relação menos desvantajosa para o biocombustível, com a comercialização correspondendo a 71,9% do preço da gasolina
  4. Recuo nos preços do etanol hidratado nas usinas paulistas já é de 17,63% no período acumulado de 11 semanas

paridade 02 percentual estados 19.02a25.02

Ainda que tenha ganhado competitividade nos postos pela quarta semana consecutiva, o preço do etanol continua desvantajoso para o consumidor final quando se considera o valor cobrado pela gasolina. Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) mostram que o biocombustível custou, na média nacional, 76,4% do valor de seu concorrente fóssil na semana de 19 a 25 de fevereiro.

Segundo a ANP, no período, os preços do etanol hidratado subiram em sete estados, caíram em 17 e no Distrito Federal e não se alteraram em Alagoas e no Amapá.

Já os valores da gasolina caíram em 13 estados e no DF, subiram em 12 e se mantiveram estáveis no Amapá.

Álcool ou gasolina?

Entre os estados que costumam apresentar relação vantajosa para consumo de etanol, apenas Goiás e Mato Grosso do Sul registraram aumento no valor do etanol. Mesmo que os demais tenham apresentado recuo, em nenhum estado do país a relação de preços voltou a ser vantajosa para o renovável de cana.

Em detalhe

Gráficos avançados e filtros interativos sobre o comportamento dos preços estão disponíveis aqui (exclusivo assinantes).

O evolutivo dos preços de todos os estados desde 2001 pode ser acessado aqui.

paridade 03 comparativo estados 19.02a25.02

São Paulo

No maior estado produtor e consumidor de etanol do país, a queda do preço do etanol nos postos foi de 1,09%. O biocombustível foi comercializado em média a R$ 2,714 durante a semana e correspondeu a 75,3% do valor da gasolina.

No acumulado do mês de fevereiro, o preço do etanol hidratado nos postos paulistas chegou a um recuo de 2,82%.

Mato Grosso

No Mato Grosso, o ligeiro recuo do hidratado (-0,04%) foi acompanhado de uma alta de 0,13% gasolina. Com isso, a relação dos preços é a melhor do país para o renovável, com 71,9%. Ainda assim, ela permanece acima da paridade energética comercialmente estabelecida em 70%.

paridade 04 tabela completa 19.02a25.02

Os preços do etanol e da gasolina por região, estado ou cidade desde 2001 estão disponíveis na planilha interativa (exclusivo para assinantes).

Usinas

Nas usinas paulistas, o Indicador Cepea/Esalq do etanol hidratado foi de R$ 1,5846/litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins). O valor representa recuo de 4,9% em relação à semana anterior. Além disso, já são 11 semanas seguidas de baixa da cotação do etanol hidratado nas unidades de produção do estado. Isso representa uma desvalorização de 17,63% nos preços no período acumulado.

Em Goiás, na última semana, o recuo nos preços nas usinas foi de 7,40%. Já nas usinas do Mato Grosso, os preços do hidrato foi 1,24% na semana passada.

novaCana.com


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

Card image


x