Etanol: Preços

[Cepea] Preços do etanol hidratado continuam firmes em São Paulo


Cepea/Esalq - 19 jan 2021 - 09:09

O preço do etanol hidratado seguiu firme no segmento produtor no estado de São Paulo na semana passada. Distribuidoras consultadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP, diminuíram o ritmo das aquisições, trabalhando na retirada de produtos adquiridos anteriormente.

Do lado vendedor, as usinas se mantiveram firmes nas cotações. Dessa forma, pela quarta semana consecutiva, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado subiu 0,47%, fechando a R$ 2,0737/litro na semana passada.

Para o anidro, o Indicador Cepea/Esalq foi de R$ 2,3945/litro (sem PIS-Cofins), caracterizando um recuo de 0,3%.

À Agência Estado, o Cepea explicou que o indicador semanal do etanol hidratado já considera a mudança tributária que passa a vigorar no Estado de São Paulo. “Portanto, serão consideradas vendas visando o abastecimento do próprio Estado com 13,3% de ICMS e vendas para outros estados com 12% de ICMS”, detalha.

Como na maior parte dos dias desta semana (de 11 a 14 de janeiro) vigorou a alíquota de 12% para as vendas internas, o valor do indicador divulgado será calculado com preços de negócios envolvendo alíquota de 12%. Isso incluiu os negócios realizados na sexta-feira, 15, com essa alíquota de vendas externas.

“Paralelamente, será divulgado um outro Indicador com negócios nos quais incide a alíquota de 13,3%. A partir da próxima semana, os dois indicadores estarão disponíveis no site”, explica.

Com informações da Agência Estado