Etanol: Mercado

A oferta, a demanda e os preços de etanol em 2020: da crise à possível recuperação


novaCana.com - 01 out 2020 - 10:08

A análise do cenário de oferta e demanda de etanol diz muito sobre como o setor sucroenergético tem caminhado, sobre o volume estocado e até indica estratégias de produção para os próximos meses. Até o final da safra 2020/21, segundo o mais recente levantamento feito pelo novaCana, espera-se uma produção total de mais de 25 bilhões de litros do biocombustível no Centro-Sul, 18,6% a menos que na temporada anterior.

Seguindo a mesma linha, o consumo total do combustível renovável em 2020 foi estimado em 26,78 bilhões de litros pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A queda é de 18% ante a demanda vista em 2019.

Para entender este cenário, é necessário olhar para trás. Agora, com um certo distanciamento, é possível observar com mais atenção os movimentos atípicos de oferta e demanda desencadeados em 2020, principalmente por conta da “guerra de preços” do petróleo entre a Arábia Saudita e a Rússia e da pandemia de coronavírus, que impactaram o setor a partir de março.

O novaCana coletou dados de produção e consumo mensais, de etanol anidro e de hidratado, nos estados que integram o Centro-Sul entre os meses de janeiro e julho dos últimos cinco anos. Além disso, também compilou os preços mensais do renovável, tanto nas usinas quanto nos postos de São Paulo, considerando os mesmos períodos.

Os números de produção foram extraídos dos levantamentos quinzenais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), enquanto os de consumo são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e os preços, nas usinas e nos postos, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP, e da ANP.

Confira, na versão completa, gráficos e análises com:

- Preço mensal do biocombustível nos postos e nas usinas de São Paulo
- Consumo de etanol anidro, hidratado e total em volumes mensais e acumulados
- Produção de etanol anidro, hidratado e total em volumes mensal e acumulados
- Relação entre oferta e demanda do renovável


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR