Consumo de etanol hidratado registra queda de 32% em maio [30 gráficos]
Volume de biocombustível comercializado no mês totalizou 1,27 bilhão de litros; tendência é de uma redução mais acentuada para o renovável em comparação com a gasolina
O isolamento social recomendado como medida de prevenção contra a covid-19 segue refletindo nos números do mercado de combustíveis. Em maio deste ano, a queda na demanda de combustíveis do ciclo Otto foi de 23,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Os dados foram divulgados ontem (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Apesar da redução, o volume de 3,13 bilhões de litros representa um aumento de 8,1% no consumo em relação a abril, quando a queda no comparativo anual foi de 30,2% – mais de seis pontos percentuais acima da registrada em maio.
A aparente recuperação, entretanto, não teve reflexos no mercado de etanol hidratado, que vem perdendo espaço na preferência dos consumidores. Em outubro de 2019, o renovável representava 30,44% do volume vendido entre os combustíveis do ciclo Otto. Desde então, o índice tem registrado sucessivas quedas, chegando a 26,42% em maio.
No mês, o país consumiu 1,27 bilhão de litros do biocombustível, o que representa uma queda de 32,1% em relação a maio de 2019.
Na comparação com abril – quando a redução anual foi de 33,6% –, o volume comercializado aumentou 5%. Para efeitos de comparação, as vendas de gasolina cresceram 9,3% entre abril e maio deste ano.
No acumulado de janeiro a maio, as vendas de combustíveis do ciclo Otto somaram 19,13 bilhões de litros, o que representa uma diminuição anual de 12,7%. Assim como aconteceu no resultado mensal, a redução foi mais intensa para o etanol do que para a gasolina.
No caso do biocombustível, o consumo do período foi de 7,63 bilhões de litros – queda de 15,5% ante os 9,03 bilhões vistos de janeiro a maio de 2019. Já o consumo acumulado de gasolina foi de 13,73 bilhões de litros, o que representa uma redução de 11,6%.
novaCana DATA (exclusivo assinantes)
Renata Bossle – novaCana.com