BASF
Etanol: Abastecimento

Usinas do Centro-Sul estocam mais de 5 bi litros de etanol hidratado [21 gráficos]

Posição da armazenagem em 1º de setembro indica uma ampliação de 19,5% ante a quinzena anterior; em contrapartida, crescimento dos estoques de anidro teve desaceleração


novaCana.com - 12 set 2019 - 10:17

Mantendo a tendência de crescimentos quinzenais em torno de 1 bilhão de litros, os estoques de etanol das usinas do Centro-Sul somavam 8,13 bilhões de litros em 1º setembro. O volume representa um crescimento de 15,6% ante a quinzena anterior, ou 1,1 bilhão de litros.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Apesar do avanço, os volumes armazenados no Centro-Sul seguem abaixo dos registrados na safra anterior, quando foram contabilizados recordes. No total, os estoques em 1º de setembro estavam 14,4% abaixo do montante registrado um ano antes.

Especificamente, a diferença anual é de -14,69% para o etanol hidratado e de -13,98% para o etanol anidro. Esses números indicam que, na comparação com a safra 2018/19, as usinas deram uma prioridade maior para a estocagem de anidro em relação à de hidratado.

Porém, essa tendência está mudando. Entre 16 de agosto e 1º de setembro, a posição dos estoques de hidratado subiu 19,5%, ou 858,64 milhões de litros. Em comparação, os estoques de anidro subiram 9,15%, ou 240,32 milhões de litros.

De acordo com a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), houve uma produção recorde de etanol hidratado na quinzena, totalizando 1,93 bilhão de litros. Para o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, a expansão foi impulsionada pela maior competitividade do biocombustível no mercado interno e pela baixa cotação internacional do açúcar.

A produção acumulada, entretanto, segue praticamente estável em relação à temporada passada, com um crescimento de apenas 0,09%. Com isso, a queda nos estoques indica um aumento da demanda pelo biocombustível.

Conforme os números do Mapa, os estoques de etanol hidratado totalizam 5,27 bilhões de litros em 1º de setembro, enquanto os de anidro somavam 2,87 bilhões de litros.

Deste volume, a maior parte está alocada em São Paulo, maior estado produtor e consumidor de etanol no país. São 4,68 bilhões de litros no total – 2,8 bilhões de hidratado e 1,88 bilhão de anidro.

etanol 01 total block

etanol 04 total estados block

etanol 02 hidratado block

etanol 05 hidratado estados block

etanol 03 anidro block

etanol 06 anidro estados block

novaCana DATA (exclusivo assinantes)

novaCana.com


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR