Etanol: Abastecimento

Mesmo sem etanol competitivo, estoques do Centro-Sul caem 3,41% [21 gráficos]

Posição registrada em 1º de março de 2020 é pouco menor que no mesmo período do ano passado


novaCana.com - 12 mar 2020 - 10:47

A competitividade do etanol nos postos está cada vez mais baixa. Conforme os dados mais recentes da agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o biocombustível só é economicamente vantajoso em Mato Grosso e, ainda assim, o valor cobrado nas bombas está próximo do limite considerado favorável, de 70%. Mesmo neste contexto, o volume armazenado pelas usinas do Centro-Sul – que vivem a entressafra da cana-de-açúcar – segue sofrendo quedas em patamares semelhantes aos das duas últimas safras.

Em 1º de março, as usinas do Centro-Sul detinham um volume de 3,61 bilhões de litros de etanol – 3,41% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. A quantia também é 1,11 bilhão menor do que a observada 15 dias antes, em 16 de fevereiro.

Na segunda quinzena de fevereiro, as usinas produziram 105,93 milhões de litros de etanol conforme dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) divulgados na última quarta-feira (11). Deste volume, 83,77 milhões de litros são derivados do milho.

Ainda segundo a entidade, o volume do renovável produzido pelas unidades do Centro-Sul até o final de fevereiro de 2020 já supera o recorde histórico de produção observado na safra passada, com 32,55 bilhões de litros. “Essa cifra deve crescer, pois ainda temos a produção de março, oficialmente incorporada à safra 2019/20”, afirma o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Hidratado e anidro

Do volume total armazenado em 1º de março, 1,99 bilhão de litros eram de etanol hidratado – uma retração de 3,98% ano contra ano. De anidro, o montante estocado era de 1,62 bilhões, quantia 2,69% mais baixa no mesmo comparativo.

Em São Paulo, estado que detém a maior produção do biocombustível, a tendência foi contrária à nacional, com estoques maiores que os observados um ano antes. Em 1º de março, estavam armazenados 2,34 bilhões de litros de etanol – 2,13% a mais no comparativo entre as duas últimas safras. Deste volume, 1,18 bilhão de litros eram de hidratado (+4,19%) e outros 1,15 bilhão, de anidro (+0,09%).

etanol 01 total block

etanol 04 total estados block

etanol 02 hidratado block

etanol 05 hidratado estados block

etanol 03 anidro block

etanol 06 anidro estados block

novaCana DATA (exclusivo assinantes)

novaCana.com


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR