Mesmo sem etanol competitivo, estoques do Centro-Sul caem 3,41% [21 gráficos]
Posição registrada em 1º de março de 2020 é pouco menor que no mesmo período do ano passado
A competitividade do etanol nos postos está cada vez mais baixa. Conforme os dados mais recentes da agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o biocombustível só é economicamente vantajoso em Mato Grosso e, ainda assim, o valor cobrado nas bombas está próximo do limite considerado favorável, de 70%. Mesmo neste contexto, o volume armazenado pelas usinas do Centro-Sul – que vivem a entressafra da cana-de-açúcar – segue sofrendo quedas em patamares semelhantes aos das duas últimas safras.
Em 1º de março, as usinas do Centro-Sul detinham um volume de 3,61 bilhões de litros de etanol – 3,41% menor que o registrado no mesmo período do ano passado. A quantia também é 1,11 bilhão menor do que a observada 15 dias antes, em 16 de fevereiro.
Na segunda quinzena de fevereiro, as usinas produziram 105,93 milhões de litros de etanol conforme dados da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) divulgados na última quarta-feira (11). Deste volume, 83,77 milhões de litros são derivados do milho.
Ainda segundo a entidade, o volume do renovável produzido pelas unidades do Centro-Sul até o final de fevereiro de 2020 já supera o recorde histórico de produção observado na safra passada, com 32,55 bilhões de litros. “Essa cifra deve crescer, pois ainda temos a produção de março, oficialmente incorporada à safra 2019/20”, afirma o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.
Hidratado e anidro
Do volume total armazenado em 1º de março, 1,99 bilhão de litros eram de etanol hidratado – uma retração de 3,98% ano contra ano. De anidro, o montante estocado era de 1,62 bilhões, quantia 2,69% mais baixa no mesmo comparativo.
Em São Paulo, estado que detém a maior produção do biocombustível, a tendência foi contrária à nacional, com estoques maiores que os observados um ano antes. Em 1º de março, estavam armazenados 2,34 bilhões de litros de etanol – 2,13% a mais no comparativo entre as duas últimas safras. Deste volume, 1,18 bilhão de litros eram de hidratado (+4,19%) e outros 1,15 bilhão, de anidro (+0,09%).
novaCana DATA (exclusivo assinantes)
novaCana.com