PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Etanol: Abastecimento

Estoques de etanol são suficientes para abastecimento nacional, garante Tereos

Diretor de vendas da companhia detalha limite de aumento de preço do biocombustível e enxerga CBio como mecanismo de previsibilidade para o setor


NovaCana - 01 nov 2021 - 10:14

“A nossa expectativa é que os estoques fiquem dentro de um equilíbrio normal – não é máximo nem mínimo. Nós temos hoje capacidade e um plano de produção para abastecer o mercado”, a declaração é do diretor de vendas, marketing e logística da Tereos, Gustavo Segantini.

Na terça-feira, 26, durante a 21ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada em São Paulo (SP), ele apontou que o consumo de combustíveis do ciclo Otto nunca cresceu tanto em relação ao ano anterior como está ocorrendo na temporada 2021/22, com ampliação anual estimada em cerca de 7,5%. Ainda assim, é preciso considerar a forte retração vivida em 2020: “Mas o consumo está voltando e isso impacta muito o nosso negócio do etanol”.

Segantini ainda destaca a baixa participação do biocombustível neste mercado, detalhando que quanto mais alta é a relação entre o preço do etanol e o da gasolina, menor é esta parcela. Ele completa que, atualmente, esta relação está próxima dos 80%, de modo que o renovável vive um dos menores níveis de parcela de mercado dos últimos cinco anos.

“O etanol, na paridade atual e dentro de um ciclo Otto forte, já está com uma participação bem baixa. Para reduzir esse nível teria que chegar em torno de 85% e estamos em 78%. Assim, o etanol tende a ficar com um market share muito parecido com o que está hoje”, diz.

Confira na versão restrita para assinantes:

- Nível no consumo de etanol
- Limite de aumento do preço do renovável
- Previsibilidade ligada ao RenovaBio


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x