PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Cana: Safra / Moagem

Unica vê alta de 8,5% na produtividade da cana do Centro-Sul em 2022/23


Reuters - 16 dez 2021 - 13:45

A produtividade agrícola da cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil, principal região produtora de açúcar e etanol do país, deverá ter um aumento de 8,5% no ciclo 2022/23 (de abril até março) na comparação com a temporada atual. A estimativa é da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), apresentada nesta quinta-feira, 16.

Ele destacou, contudo, que o volume de cana não necessariamente vai crescer na mesma proporção. Portanto, o tamanho da moagem ainda é difícil de ser estimado, uma vez que há incertezas sobre a área que será colhida, assim como impactos das geadas do último inverno nos canaviais, disse o diretor-técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Ele destacou que as adversidades climáticas, incluindo a seca, ainda deverão deixar a produtividade da cana na região bem abaixo do potencial de 85 toneladas por hectare.

Na safra atual, a produtividade média do Centro-Sul foi estimada em 67 toneladas por hectare, a menor da série histórica iniciada em 2003/04, ante 78 toneladas no ciclo anterior.

Ainda assim, o diretor pontua que as chuvas de dezembro e as perspectivas para as de janeiro e fevereiro são positivas.

Ele completa que existe mais chances de melhora no desempenho do que ocorreu no ciclo 2011/12 (quando a produtidade foi de 69 toneladas de cana por hectare), uma vez que o setor foi melhor remunerado nesta temporada, realizou mais investimentos em insumos biológicos e possui um canavial mais sistematizado por conta da mecanização. Além disso, os produtores contam com a modernização do perfil varietal da cana, com qualidades mais novas e sustentáveis.

Roberto Samora
Com informações adicionais NovaCana


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x