PUBLICIDADE
ARMAC
Açúcar: Exportação

[Ranking] Usinas brasileiras exportam 32,3% menos açúcar por contêiner em 2021

Volume enviado pelo país caiu para 1,85 milhão de toneladas em 2021; usina do grupo Bazan se mantém na liderança dos despachos


NovaCana - 06 abr 2022 - 15:15 - Última atualização em: 07 abr 2022 - 15:26

Entre as companhias exportadoras, 2021 foi marcado pelo “containergeddon”. Em um cenário de congestionamentos portuários, maiores custos e constantes atrasos, muitas empresas tiveram que deixar de lado o envio via contêineres – uma opção de maior valor agregado – e embarcar seu produto em navios graneleiros.

O mercado brasileiro de açúcar também foi afetado. A Jalles Machado, por exemplo, divulgou que a falta de contêineres prejudicou suas exportações de açúcar orgânico, enquanto a Tereos optou por mudar rotas e estratégias, passando a enviar açúcar ensacado por porão de navio.

De acordo com a agência marítima Williams Brasil, que divulga mensalmente os dados de exportação de açúcar despachado tanto via porão de navio quanto por contêineres, a comercialização da commodity nesta segunda categoria teve uma queda de representatividade.

A quantidade enviada via contêiner em 2021 foi de 1,85 milhão de toneladas, retração de 32,3% ante as 2,73 milhões de toneladas vistas em 2020. Assim, o ano passado teve o menor volume exportado nesta modalidade desde o início da série histórica, em 2012.

Além disso, as 1,85 milhão de toneladas corresponderam a 6,9% do total de açúcar enviado para fora do país em 2021, conforme apontam os dados da agência marítima. Em 2020, esta fatia era de 9,1%. A participação percentual mais alta observada na série histórica foi em 2017, 10,7%, quando o Brasil despachou 2,98 milhões de toneladas de açúcar via contêineres.

Confira mais informações e gráficos exclusivos sobre os envios – incluindo os principais destinos e o ranking das principais usinas exportadoras – no texto completo, exclusivo para assinantes do NovaCana.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR



PUBLICIDADE BASF GIGA INTERNAS BASF GIGA INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x