Etanol: Mercado

Etanol: Mercado

Resíduos da cana podem virar biometano em Juazeiro (BA)

Bahiagás anunciou o primeiro projeto do Nordeste a transformar os resíduos da cana-de-açúcar em biometano


Folha de Pernambuco - Publicado: 04 Mar 2024 - 08:34

Os resíduos de cana-de-açúcar vão se transformar em biometano em Juazeiro (BA) em um projeto a ser desenvolvido pela companhia baiana de gás, a Bahiagás. A matéria-prima vai sair de uma grande usina instalada no Vale do São Francisco. A produção de biometano a partir de resíduos da cana-de-açúcar já é feita em São Paulo, mas este seria o primeiro projeto no Nordeste.

Embora seja um projeto, já tem empresas interessadas na compra deste biometano do lado pernambucano do rio. A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) vai lançar uma chamada pública para a compra do biocombustível.

“Este é um dos possíveis projetos que passam por uma chamada pública”, diz o presidente da Copergás, Felipe Valença, referindo-se à iniciativa da Bahiagás.

A Bahiagás vai produzir o biometano em Juazeiro, próximo à Petrolina, onde a Copergás já oferta cerca de 40 mil metros cúbicos de gás por dia. Detalhe: o gás usado em Petrolina vai de caminhão de São Paulo até a cidade sertaneja. Petrolina já tem uma rede que distribui o gás da Copergás.

O projeto da Bahiagás pode fazer com que a Copergás dobre a oferta de gás em Petrolina, caso o projeto avance e a estatal baiana vença a chamada pública. “Estamos avaliando novas oportunidades de fornecimento. Tomando conhecimento de projetos espalhados pelo estado e proximidades, como é o caso do projeto da Bahiagás”, afirma Valença.

Assim, essa pode ser a primeira parceria entre duas distribuidoras de gás, a Bahiagás e a Copergás. “Acreditamos que este projeto pode estimular outros, que também são do nosso interesse. E isso pode se transformar em mais uma oportunidade para as usinas do Nordeste”, comenta.

Pernambuco é um grande produtor de açúcar e etanol e processa, em média, mais 14 milhões de toneladas da planta numa safra.

Em meados do ano passado, alguns diretores da Copergás fizeram uma visita a Juazeiro para tomar conhecimento do projeto, que também estuda usar outros resíduos como matéria-prima na fabricação do biometano. A região de Petrolina-Juazeiro também é uma grande produtora de frutas, com muitas empresas produzindo resíduos orgânicos.

Sustentabilidade

Incluir o biometano nos dutos da empresa é também uma questão de sustentabilidade. O biometano não possui gás carbônico e, como o nome indica, é feito a partir de resíduos orgânicos.

A intenção da Copergás e passar a distribuir biometano no último trimestre deste ano. Na região metropolitana do Recife, a empresa contratou, por chamada pública, o Eco Parque da Muribeca para fornecer este tipo de gás.

A Copergás comercializa cerca de 1,6 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia. Deste total, 70% são destinados às indústrias. A empresa tem como sócios: o Governo de Pernambuco, a Mitsui Gás e Energia do Brasil e a Commit Gás.

Angela Belfort

Outros destaques

Acompanhe as notícias do setor
Assine nosso boletim

Outros Destaques

Usinas
Raízen anuncia venda da usina Leme para Ferrari e Agromen por R$ 425 milhões
Raízen anuncia venda da usina Leme para Ferrari e Agromen por R$ 425 milhões
Impostos
[Opinião] PIS/Cofins, etanol e alterações pela Lei Complementar nº 214/2025
[Opinião] PIS/Cofins, etanol e alterações pela Lei Complementar nº 214/2025
Trabalhadores
Morre funcionário da Raízen internado após acidente com moenda em Sertãozinho (SP)
Morre funcionário da Raízen internado após acidente com moenda em Sertãozinho (SP)
Financeiro
Tether inicia aquisição de ações da Adecoagro; confira perfil da multinacional do agro
Tether inicia aquisição de ações da Adecoagro; confira perfil da multinacional do agro