Por Nicolle Monteiro de Castro*
A produção de açúcar na região Centro-Sul durante a primeira quinzena de agosto deve totalizar 3,25 milhões de toneladas, um aumento de 53% na comparação com o mesmo período da safra passada. A expectativa é referente a uma pesquisa com analistas realizada pela S&P Global Platts em 24 de agosto.
Se as estimativas estiverem corretas, este será o maior volume de açúcar já produzido na primeira metade de agosto.
Considerando a expectativa de produção nas duas primeiras semanas do mês, o volume acumulado desde 1º de abril pode chegar a 22,97 milhões de toneladas de açúcar, um aumento de 48,27% no comparativo anual.
Ainda segundo o levantamento, a quantidade de cana moída na primeira quinzena de agosto deve totalizar 46,68 milhões de toneladas, 8,9% a mais que no mesmo período do ano anterior. Se esta previsão estiver correta, a moagem acumulada da safra 2020/21 será de 373,12 milhões de toneladas.
Levando em conta a moagem total de cana estimada pela Platts Analytics, de 600 milhões de toneladas, este volume acumulado representaria que 62,19% da safra já colhida. Mas o ritmo acelerado de moagem pode potencialmente levar a um adiantamento do final da temporada.
A princípio, participantes do mercado estimam que a safra de cana pode terminar no final de outubro em muitas regiões produtoras.
Entre os 12 analistas pesquisados, a perspectiva para a moagem da quinzena variou de 44,9 milhões a 47,5 milhões de toneladas. O valor oficial deve ser divulgado pela União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) nos próximos dias.
Saiba mais sobre as expectativas para a quizena e sobre o mercado de etanol no texto completo (exclusivo para assinantes).
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR