Milho

Milho

Piauí terá usina de etanol de milho até fevereiro de 2026


NovaCana - Publicado: 29 Nov 2023 - 09:22 | Atualizado: 29 Nov 2023 - 10:09

A empresa Brasil Bioenergia (Brasbio) irá construir uma usina de etanol a partir do milho, além de proteína e óleo feito com o grão, na cidade de Uruçuí (PI). A pedra fundamental foi lançada nesta terça-feira, 27, e teve a presença do governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles.

Em vídeo postado em suas redes sociais, Fonteles disse que, quando a empresa estiver pronta, produzirá todo etanol que o Piauí consome e gerará uma arrecadação de R$ 100 milhões em ICMS. Além disso, disse que em fevereiro de 2026, a usina já produzirá etanol.

"Este é um dia histórico para a agregação de valor na agropecuária piauiense. A geração de grãos gera desenvolvimento e arrecadação, mas com o processo industrial, isso aumenta ainda mais", considerou Fonteles.

Conforme divulgado no site 180graus, na primeira etapa, a usina terá capacidade de produzir até 1,5 mil toneladas por dia de milho moído, em seguida, ao final da segunda etapa, serão 3 mil toneladas diárias.

No relatório dinâmico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em que constam as usinas autorizadas e com processos em andamento de construção e ampliação, ainda não há informações sobre a futura usina piauiense.

Gabrielle Rumor Koster – NovaCana