Indústria

Indústria

LBDS diz que Brasil precisa de mais eficiência no processamento de milho para etanol

Companhia acredita que país necessita aumentar competitividade e produção para atingir metas


LBDS - Publicado: 12 Mai 2025 - 13:40

A eficiência na conversão do amido em etanol, e não apenas o aumento da moagem de grãos, será o fator determinante para o cumprimento das metas de produção de biocombustíveis no Brasil. A avaliação é da Lallemand Biofuels & Distilled Spirits (LBDS), fornecedora de biotecnologia para o setor de etanol de cana e milho.

A empresa, que atua em mais de 50 países, defende um foco maior na eficiência produtiva para diminuição dos custos com insumos e aumento da rentabilidade das biorrefinarias brasileiras.

Segundo a LBDS, cerca de 80% do custo do etanol de cereais no país está na matéria-prima, o que torna essencial a adoção de tecnologias capazes de maximizar a conversão e reduzir perdas.

“A prática de fermentações com altos sólidos visando aumento de moagem não é nenhum pecado, porém, só é válida quando a biorrefinaria tem a infraestrutura operacional adequada para um processo deste perfil e consegue, assim, associar aumento de produtividade com alto rendimento. Do contrário, a conta não fecha”, afirma a vice-presidente de biocombustíveis da LBDS para a América do Sul, Fernanda Firmino.

Uma das pioneiras no desenvolvimento e fornecimento de leveduras para a indústria de biocombustíveis, a LBDS também tem ampliado sua atuação no mercado de enzimas. Segundo a companhia, a aquisição da divisão de enzimas da Basf permite a oferta de soluções que aumentam a produtividade industrial e otimizam a conversão do amido em etanol.

Gerente de tecnologia e inovação da LBDS para a América do Sul, Eder Bordin reforça algumas considerações de processos: “Um desafio observado pelas biorrefinarias que trabalham com altos sólidos é incapacidade de finalizar as fermentações, que se arrastam para além de 60 horas. Isso resulta em perdas significativas de açúcar residual e, consequentemente, de etanol, reduzindo tanto a produtividade quanto o rendimento”.

Segundo ele, é possível aumentar a produtividade com fermentações com menos sólidos, e finalizando antes de 60 horas. “Deste modo, converte-se o máximo do amido em etanol e ainda se ganha em número de bateladas no ano, o que pode levar ao aumento da moagem da mesma forma”, explica.

Ainda de acordo com a empresa, o cenário de juros altos no país pressiona os custos operacionais de toda a cadeia produtiva, especialmente nos setores intensivos em capital, como o de biocombustíveis. “Nesse cenário de juros altos, precisamos espremer o milho, ou seja, extrair o máximo da matéria-prima para fazer mais com menos, e não mais com mais!”, ressalta Fernanda Firmino.

Outros destaques

Acompanhe as notícias do setor
Assine nosso boletim

Outros Destaques

Usinas
Raízen anuncia venda da usina Leme para Ferrari e Agromen por R$ 425 milhões
Raízen anuncia venda da usina Leme para Ferrari e Agromen por R$ 425 milhões
Impostos
[Opinião] PIS/Cofins, etanol e alterações pela Lei Complementar nº 214/2025
[Opinião] PIS/Cofins, etanol e alterações pela Lei Complementar nº 214/2025
Trabalhadores
Morre funcionário da Raízen internado após acidente com moenda em Sertãozinho (SP)
Morre funcionário da Raízen internado após acidente com moenda em Sertãozinho (SP)
Financeiro
Tether inicia aquisição de ações da Adecoagro; confira perfil da multinacional do agro
Tether inicia aquisição de ações da Adecoagro; confira perfil da multinacional do agro