As exportações de milho do Brasil atingiram 174,63 mil toneladas por dia até a terceira semana deste mês, um forte avanço em torno de 93% em relação à média diária de 90,5 mil toneladas embarcadas pelo país em julho do ano passado, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira.
O movimento ocorre em meio à colheita da segunda safra do cereal, com aumento da disponibilidade de grãos para embarque. No ano passado, as lavouras de milho foram afetadas por seca e geadas severas.
Com isso, o Brasil já acumula exportações de 1,92 milhão de toneladas de milho neste mês, volume bem próximo do total de 1,99 milhão embarcado em julho completo de 2021, mostraram os dados.
Ainda de acordo com a Secex, os embarques de açúcar subiram 43,4% e atingiram uma média diária de 160,94 mil toneladas até a terceira semana deste mês, versus 112,2 mil toneladas em julho do ano passado.
Desta forma, as exportações acumuladas de açúcar em julho somam 1,77 milhão de toneladas. O volume equivale a 71,7% das 2,47 milhões de toneladas embarcadas em todo o mês de julho de 2021.
Letícia Fucuchima e Nayara Figueiredo