Segundo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq-USP, os preços dos etanóis no mercado paulista encerraram a semana passada em alta.
Levantamento do Centro de Pesquisas aponta que a sustentação veio sobretudo da postura firme de vendedores. Além disso, a proximidade do encerramento da safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul reforça o suporte às cotações. Do lado comprador, muitos continuaram afastados das aquisições, preferindo acompanhar os movimentos do mercado, após a redução do preço da gasolina A por parte da Petrobras, anunciada no último dia 20.
Entre 20 e 24 de outubro, o Indicador Cepea/Esalq do hidratado para o estado de São Paulo fechou em R$ 2,7527 por litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), alta de 0,59% em relação ao período anterior.
Para o anidro, o Indicador Cepea/Esalq subiu 1,07%, a R$ 3,1411/L, valor líquido de impostos (sem PIS/Cofins). Pesquisadores ressaltam que, apesar da desvalorização do petróleo, o etanol ainda deve seguir competitivo em SP.