PUBLICIDADE
boletim boletim
Milho

StoneX eleva expectativa para safra de milho do Brasil e vê exportação forte


Reuters - 02 dez 2022 - 07:50

A safra de milho do Brasil 2022/23 deverá ficar acima da expectativa inicial e é estimada em recorde, apontou nesta quinta-feira, 1º, a consultoria StoneX, citando ajustes leves na área plantada em comparação com o levantamento de novembro.

A produção de milho no país foi projetada em 130,3 milhões de toneladas, ante 129,9 milhões anteriormente.

Em novo cálculo realizado pela StoneX, a área nacional da safra de inverno do cereal foi elevada para 17,94 milhões de hectares.

“Cabe destacar também neste aumento os estados Matopi (Maranhão, Tocantins e Piauí), além do Mato Grosso e Pará. O grupo promoveu um ajuste marginal em seu número de produção, agora estimado em 99,6 milhões de toneladas (na segunda safra), um aumento de 0,4% em relação ao trazido no relatório anterior”, disse o relatório.

Para a primeira safra de milho 2022/23, a StoneX não promoveu alterações em seus números.

A consultoria ainda elevou a projeção de exportação de milho em 2021/22 de 42 milhões para 45 milhões de toneladas, em meio ao início de vendas à China.

“Após os problemas envolvendo a oferta do cereal ucraniano, a China tem procurado ampliar seus fornecedores, buscando garantir uma maior segurança na disponibilidade do cereal e reduzir a sua dependência do grão dos EUA”, explicou o analista de inteligência de mercado, João Pedro Lopes.

“Será importante acompanhar como que ocorrerá a evolução do comércio entre os dois países, visto que poderá impactar o balanço brasileiro”, conclui.

Em 2022/23, a expectativa de embarques de milho é de 46 milhões de toneladas.

Roberto Samora


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x