StoneX eleva expectativa para safra de milho do Brasil e vê exportação forte
A safra de milho do Brasil 2022/23 deverá ficar acima da expectativa inicial e é estimada em recorde, apontou nesta quinta-feira, 1º, a consultoria StoneX, citando ajustes leves na área plantada em comparação com o levantamento de novembro.
A produção de milho no país foi projetada em 130,3 milhões de toneladas, ante 129,9 milhões anteriormente.
Em novo cálculo realizado pela StoneX, a área nacional da safra de inverno do cereal foi elevada para 17,94 milhões de hectares.
“Cabe destacar também neste aumento os estados Matopi (Maranhão, Tocantins e Piauí), além do Mato Grosso e Pará. O grupo promoveu um ajuste marginal em seu número de produção, agora estimado em 99,6 milhões de toneladas (na segunda safra), um aumento de 0,4% em relação ao trazido no relatório anterior”, disse o relatório.
Para a primeira safra de milho 2022/23, a StoneX não promoveu alterações em seus números.
A consultoria ainda elevou a projeção de exportação de milho em 2021/22 de 42 milhões para 45 milhões de toneladas, em meio ao início de vendas à China.
“Após os problemas envolvendo a oferta do cereal ucraniano, a China tem procurado ampliar seus fornecedores, buscando garantir uma maior segurança na disponibilidade do cereal e reduzir a sua dependência do grão dos EUA”, explicou o analista de inteligência de mercado, João Pedro Lopes.
“Será importante acompanhar como que ocorrerá a evolução do comércio entre os dois países, visto que poderá impactar o balanço brasileiro”, conclui.
Em 2022/23, a expectativa de embarques de milho é de 46 milhões de toneladas.
Roberto Samora