PUBLICIDADE
renovacao renovacao
Milho

Setor de etanol de milho busca abertura da China para o DDGS, diz Unem

Presidente da Unem falou sobre a abertura de mercado do milho in natura pelo país asiático e comercialização interna


Canal Rural - 02 set 2022 - 12:37

A abertura de mercado do milho pela China precisa ir além do grão in natura e agregar seus coprodutos, como o DDGS (grãos secos de destilaria com solúveis), produzidos pelas usinas de etanol a partir do cereal. Para o setor sucroenergético, tal possibilidade traria agregação de valor para o produto, geração de investimentos, emprego e renda.

Em entrevista ao Direto ao Ponto, o presidente da União Nacional do Etanol de Milho (Unem), Guilherme Nolasco, trouxe pontos ligados à produção do biocombustível. Na avaliação dele, a bertura de mercado da China para o milho brasileiro é bem-vinda, contudo, o assunto merece atenção, não apenas da indústria de etanol, mas também do setor de proteína animal e do próprio produtor de milho.

“É importante a China comprar milho nosso, mas a gente não pode por todos os ovos na mesma cesta”, diz Nolasco.

Conforme ele, a cautela é para não criar uma dependência do mercado, uma vez que pode ocorrer uma movimentação de redução ou suspensão por parte do país asiático, como já visto no setor da carne bovina. “Queremos sim [que a China compre do Brasil] e estamos construindo uma relação com o Ministério da Agricultura para vender o DDGS, um produto ‘made in Brasil’ com valor agregado”.

De acordo com a Unem, o Brasil conta hoje com 17 usinas com produção de etanol de milho, das quais 10 utilizam milho e cana-de-açúcar (flex) e sete apenas o cereal (full). Juntas, elas devem consumir na safra 2022/23 um volume de 10,38 milhões de toneladas de cereal no país.

Somente em Mato Grosso são 10 usinas em operação, sendo três flex e sete full, tendo um consumo de milho previsto de 7,7 milhões de toneladas para o ano safra 2022/23.


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x