Milho

Rio Grande do Sul já colheu 20% do milho de verão, relata Emater


Agência Estado - 14 jan 2022 - 13:19

As chuvas da última semana no Rio Grande do Sul permitiram aos gaúchos avançarem com a colheita do milho, que atinge 20% da área. A informação é do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS).

Das lavouras de milho no estado, 28% estão em maturação, 25% em enchimento de grãos, 10% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo. “Falta apenas 5% para conclusão do plantio da área total estimada”, disse a Emater.

“Na região de Pelotas, as lavouras implantadas cedo foram beneficiadas pelas últimas chuvas, pois encontram-se em estádio reprodutivo de desenvolvimento. No entanto, a irregularidade das precipitações gera perdas em lavouras onde não choveu e naquelas em que o volume precipitado foi baixo”, completa.

Conforme a Emater, na regional de Santa Rosa, algumas lavouras apresentam perda superior a 80% em relação à produtividade esperada inicialmente. Produtores têm solicitado o amparo do Proagro e a liberação dessas lavouras para a alimentação de bovinos. Na regional de Caxias do Sul, conforme levantamento, a média de perdas está em 25%, variáveis em função do estádio de desenvolvimento da cultura e da microrregião onde se localiza.


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail



x