Milho

Rabobank estima produção recorde de milho pelo Brasil em 2022/23 e fortes exportações


Reuters - 10 nov 2022 - 08:47

Se as condições climáticas seguirem favoráveis, o Brasil poderá produzir um volume recorde de milho em 2022/23, com a safra estimada em 126,6 milhões de toneladas, segundo o Rabobank, versus 115 milhões na temporada anterior. O número foi divulgado nesta quarta-feira, 9.

Um aumento da oferta no Brasil e problemas logísticos em importantes exportadores, como os Estados Unidos, que enfrentam um baixo nível do rio Mississippi – canal de escoamento da produção até os portos –, deverão ajudar a impulsionar as exportações brasileiras do cereal, disse a analista Marcela Marini.

O Rabobank estima exportação de milho do Brasil em 2023 entre 44 milhões e 46 milhões de toneladas, o que poderia ser um novo recorde.

A título de comparação, no acumulado do ano de janeiro a novembro, o Brasil deve embarcar 37,9 milhões de toneladas, segundo números da associação de exportadores Anec, que consideram vendas externas de 6 milhões de toneladas neste mês.

Um consumo interno em 2023 de até 82 milhões de toneladas no Brasil deve impulsionar, juntamente com as exportações, um crescimento de 4,6% na área plantada com o cereal em 2022/23, para 22,6 milhões de hectares, segundo dados do Rabobank.

A maior parte do milho do Brasil, contudo, é semeado na segunda safra.

Roberto Samora


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x