PUBLICIDADE
ARMAC
Milho

Produção paulista de milho em 2022 deve crescer 30%, para 4,8 mi toneladas, estima IEA


Agência Estado - 04 ago 2022 - 12:41

A produção paulista de milho deve atingir 4,8 milhões de toneladas em 2022, volume 30,1% superior em comparação com o ano passado. A produtividade média das lavouras deverá alcançar 5,9 toneladas por hectare, índice 21,4% maior do que o rendimento de 2021, conforme dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, antecipados ao Broadcast Agro.

O pesquisador do IEA, Maximiliano Miura, disse em comunicado que a melhora da produção paulista de milho se deve ao desempenho da segunda safra, já que a semeadura realizada até a primeira quinzena em janeiro e as chuvas moderadas na época do desenvolvimento do cereal provocaram impacto positivo, o que permitirá garantir o suprimento para o sistema agroindustrial do milho.

“No levantamento da previsão e estimativas de safras agrícolas do estado de São Paulo, em abril, a produção paulista do milho segunda safra (estimada em 2,6 milhões de toneladas) já registrava aumento de 64,0% em relação ao ano anterior”, afirmou.

Com o resultado do desempenho da primeira e da segunda safras, acrescido do estoque de milho ainda existente (530,9 mil toneladas), estima-se que o volume de milho disponível para abastecer o mercado doméstico esteja na ordem de 5,3 milhões de toneladas, o que representa aumento de 24,9% em relação ao ano passado.

“Com essa maior disponibilidade interna, estima-se que São Paulo fique menos dependente das aquisições provenientes de outros Estados e que, portanto, as importações interestaduais recuem 21,2%”, explicou o pesquisador do IEA.

De acordo com Miura, é possível notar a redução das importações paulistas de milho por causa principalmente do bom desempenho da segunda safra e da estabilidade da demanda (8,42 milhões de toneladas), apesar de os estoques iniciais estarem mais baixos em 2022 do que no ano passado.


PUBLICIDADE BASF GIGA INTERNAS BASF GIGA INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x