Milho

Plantio de milho no Paraná surpreende diante de chuvas; tempo firme agora ajuda, diz Deral


Reuters - 05 out 2022 - 07:38

A semeadura de milho verão aumentou de 58% para 67% nas áreas do Paraná, avanço de 9 pontos percentuais um uma semana mesmo diante de um cenário de chuvas volumosas, disse o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira, 4.

“Os plantios da soja e milho avançam acima do esperado para o período, apesar do volume maior de chuvas que aconteceu nas duas últimas semanas. Já nos últimos dias o clima firmou e os trabalhos de campo retornaram com maior intensidade na maioria do estado”, disse à Reuters o analista do Deral, Edmar Gervásio.

Levantamento do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), ligado ao governo estadual assim como o Deral, indica que a precipitação total de setembro ficou acima de 175 milímetros na maior parte do estado. No oeste, as chuvas chegaram a 300 milímetros e até a máxima de 375 milímetros foi vista mais ao sul.

Apesar dos avanços semanais, o percentual de plantio está abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, quando o milho verão já havia chego a 75% da área projetada no Paraná.

No entanto, Gervásio afirmou que a diferença entre os anos envolve diversos fatores, inclusive o planejamento do agricultor – no caso, a indicação é que ele buscou semear logo para ter uma melhor janela climática para o milho na segunda safra.

“Considerando que o avanço do plantio (2022/23) foi grande, é possível inferir que neste ano as condições gerais são melhores que na safra anterior”, avaliou o especialista.

O estado terminou o mês de setembro com 9% da área semeada, ante média histórica de menos de 3% para o mês, disse o analista. “O milho fechou com plantio de 58% da área no mês passado. Historicamente, fechava setembro, em média, com 34%”, acrescentou Gervásio.

Do ponto de vista de qualidade, uma parcela significativa do milho está em condições boas (93%), conforme classificação do Deral.

Nayara Figueiredo


PUBLICIDADE BASF_NOV_INTERNAS BASF_NOV_INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x