PUBLICIDADE
ARMAC
Milho

Plantio de milho do Paraná avança a 22% da área com umidade ideal, diz Deral


Reuters - 09 set 2022 - 08:43

O plantio de milho primeira safra do Paraná na temporada 2022/23 atingiu, até segunda-feira, 22% da área total estimada para o estado, de 406,4 mil hectares, em ritmo acelerado pelas condições de umidade, apontou nesta terça-feira, 6, levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo.

Até a semana passada, produtores paranaenses tinham semeado apenas 7% da área. “As condições de clima são favoráveis, principalmente na região sul do estado, e isso acelerou o plantio do milho primeira safra. Neste momento, temos condições ideais de umidade para o plantio”, afirmou o especialista do Deral, Edmar Gervásio.

O Paraná recebeu chuvas próximas da média histórica nos últimos sete dias, principalmente no centro-sul do estado, segundo dados meteorológicos do terminal Eikon, da Refinitiv. Ao norte paranaense, as precipitações foram mais escassas.

O estado, assim como outros produtores de grãos do Brasil, planta mais milho na segunda safra, uma vez que a maioria dos agricultores se dedica à soja na primeira.

O plantio da soja pode ocorrer a partir de 10 de setembro no Paraná, segundo critérios definidos pelo vazio sanitário, estabelecido para evitar propagação do fungo da ferrugem.

A meteorologia aponta mais chuvas para os próximos sete dias, especialmente no centro-sul do Paraná, o que deve favorecer a implantação das primeiras lavouras de soja de 2022/23, segundo dados do Eikon.

Roberto Samora


PUBLICIDADE FMC_VERIMARK_INTERNO FMC_VERIMARK_INTERNO

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x