PUBLICIDADE
boletim boletim
Milho

Imea projeta 98,8% do plantio do milho dentro da janela ideal em Mato Grosso

Previsão de colheita segue em 46 milhões de toneladas de milho em Mato Grosso para a safra 2022/23


Canal Rural - 08 dez 2022 - 09:49

A semeadura do milho deve ocorrer em 98,8% da área dentro da janela ideal na safra 2022/23 em Mato Grosso. É o que projeta o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) diante do fim antecipado do plantio da soja, no comparativo com as últimas cinco safras.

Segundo o Imea, as perspectivas de área, produtividade e produção não sofreram alteração em relação as estimativas de novembro.

Mato Grosso deve semear nesta temporada 7,417 milhões de hectares de milho, área 3,78% superior ao ciclo passado. A produtividade esperada é de 104,29 sacas por hectare e uma produção recorde de 46,413 milhões de toneladas.

Custo de produção registra leve recuo na safra 2022/23 

A janela ideal do milho encerra na última semana de fevereiro e, de acordo com o instituto, a maior adoção de cultivares mais precoces, somado ao aumento do parque de máquinas nos últimos anos, é um dos fatores que contribuem para a estimativa de 98,8% do plantio dentro do período.

Clima pode afetar trabalhos no milho

Apesar das projeções otimistas para o cereal, o instituto alerta que o clima pode vir a afetar os trabalhos nas lavouras.

“É importante ressaltar que a estimativa não leva em consideração o fator climático, que pode influenciar no andamento da colheita da soja (excesso de chuvas), e consequentemente, na semeadura do cereal”, detalha.

O Imea lembra que na safra 2021/22, que também apresentou velocidade recorde no plantio da soja, o percentual de áreas semeadas do milho na janela ideal acabou ficando em 82,74% em decorrência ao clima.

Viviane Petroli


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x