PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Milho

Imea mantém projeção para safra de milho 2021/22 em MT, mas alta de insumos preocupa


Reuters - 15 dez 2021 - 10:14

A expectativa é que safra de milho 2021/22 em Mato Grosso atinja 39,65 milhões de toneladas, com alta anual de 17,9%. O valor representa a manutenção da estimativa anterior, divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo informações dadas pelo instituto nesta terça-feira, 14, a chegada das chuvas e a confirmação do fluxo das precipitações entre janeiro e fevereiro serão determinantes para a janela de plantio de milho segunda safra no estado.

Sobre o cereal, o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, ainda disse que os produtores estão cautelosos na comercialização, diante de expectativas de avanço nas cotações.

“O produtor está aguardando melhores posicionamentos de preço para não perder ou ficar fora da escalada de preços que pode acontecer mês a mês”, completou.

Mais custos, menos margens

Atento ao planejamento para o ciclo de 2022/23, Gauer observou que as vendas antecipadas para a próxima temporada caminham a passos lentos, por dificuldade para conciliar com os custos de produção.

“Tivemos aumento de preços, mas o custo de produção também aumentou”, disse ele.

“De um ano para o outro, tivemos um aumento de 100% para quase todos os fertilizantes aqui na região”, acrescentou.

Com isso, a despesa se tornou um ofensor para as margens das principais culturas de Mato Grosso, que vinham em ascensão ano após ano, e agora tendem retornar para a média histórica.

O especialista acredita que este cenário pode levar a uma redução na utilização de insumos no próximo ciclo, mas em áreas já bem desenvolvidas, o que não traria grandes preocupações em termos de queda de produtividade.

“A preocupação maior seria [prever] o clima para a próxima safra, não a redução de produtividade. O produtor ainda tem muito tempo para se preparar”, afirmou, sobre a safra que será plantada somente em setembro do ano que vem.

Nayara Figueiredo

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x