PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Milho

Imea mantém estimativa de produção e área de milho em MT em 2021/22


Agência Estado - 03 nov 2021 - 11:28

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve sua estimativa de produção de milho no estado na safra 2021/22 em 39,57 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume será 21,53% maior que o colhido pelo estado na temporada anterior, de 32,56 milhões de toneladas, segundo estimativas de boletim mensal sobre a safra.

A projeção para área plantada em 2021/22 permaneceu em 6,22 milhões de hectares, avanço de 6,44% frente ao ciclo 2020/21. O Imea atribui o incremento de área à demanda aquecida pelo cereal e aos elevados preços.

“Além disso, o panorama está favorável para a semeadura do cereal dentro da janela considerada ideal, uma vez que o cultivo da soja está ocorrendo de forma acelerada atingindo avanços recordes semanais”, observa o Imea. O instituto projeta que a semeadura do cereal atinja 91,97% das áreas previstas para o estado até o fim de fevereiro de 2022.

O Imea também manteve inalterada a previsão de produtividade em 106,09 sacas por hectare, 14,51% acima da temporada anterior. Segundo o instituto, o adiantamento do plantio da soja e as previsões de chuvas indicando volumes acima da média histórica geram uma perspectiva positiva quanto ao rendimento do cereal no estado.

Em contrapartida, o instituto observa que a menor oferta mundial de fertilizantes e a valorização dos preços podem se refletir sobre a quantidade de aplicações utilizadas nas áreas de segunda safra.

“Caso isso ocorra, o potencial produtivo da cultura pode ser afetado, o que é um ponto de atenção quanto aos rendimentos do cereal. O instituto segue acompanhando o cenário internacional do mercado dos fertilizantes, bem como os impactos que podem ocorrer nas compras e entregas para a próxima safra”, aponta o Imea.

Isadora Duarte


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x