PUBLICIDADE
ARMAC
Milho

Chuva favorece milho no Sul e Paraná já tem plantio de soja, diz AgRural


Reuters - 14 set 2021 - 07:33

O tempo mais chuvoso neste início da temporada 2021/22 de grãos no Brasil está favorecendo o desenvolvimento do milho recém-plantado no Sul e também já permitiu o plantio das primeiras áreas de soja no Paraná, apontou nesta segunda-feira a consultoria AgRural.

“Embora os volumes ainda sejam pequenos e mais umidade seja necessária para o início da safra 2021/22, as precipitações registradas desde o fim de agosto são melhores que as observadas no mesmo período do ano passado e têm animado os produtores às vésperas do fim do vazio sanitário”, disse a consultoria em nota, referindo-se ao período em que a soja não pode ser plantada, para evitar a propagação do fungo da ferrugem.

A AgRural citou “registro pontual de plantio em alguns talhões do oeste e do sudoeste do Paraná que receberam volumes de chuva mais expressivos nos últimos dias”. A empresa não apontou percentuais de área plantada.

A consultoria ainda destacou que a expectativa é de que o plantio de soja também comece pontualmente nesta semana em áreas isoladas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

“Mas, com temperaturas máximas muito altas e pouca chuva nos mapas de previsão, a maioria dos produtores tende a esperar melhores níveis de umidade no solo para dar impulso à semeadura, inclusive no Paraná”, ponderou.

A semana passada foi marcada também por pancadas de chuva pontuais em áreas de soja de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, o que também beneficiou o milho, segundo analistas.

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2021/22 atingiu 16% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, avanço semanal de seis pontos percentuais, conforme dados colhidos até a última quinta-feira. Um ano atrás, o plantio cobria 20% da área.

“A semana foi marcada por uma nova rodada de chuvas em boa parte da região Sul, que acabou deixando o plantio um pouco mais lento, principalmente no Rio Grande do Sul, onde os volumes foram mais expressivos. Por outro lado, a boa umidade garante, por ora, boas condições de germinação nos três estados”, afirmou.

Roberto Samora


PUBLICIDADE BASF GIGA INTERNAS BASF GIGA INTERNAS

Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
STOLLER
x