PUBLICIDADE
BN novacana 1300x150
Milho

Argentina limita exportação de milho a 41,6 milhões de toneladas em 2021/22


Reuters - 20 dez 2021 - 09:41

O governo argentino limitou na última sexta-feira, 17, em 41,6 milhões o volume de milho da temporada de 2021/22 que pode ser exportado. A medida visa evitar que a escassez interna de cereais aumente o valor dos alimentos, em meio à alta da inflação. A Argentina é o segundo maior exportador mundial do cereal.

“As Declarações de Vendas Externas (DJVE) [de milho] a serem registradas não podem ultrapassar os [novos] volumes de equilíbrio” estabelecidos pelo governo, disse uma resolução do Ministério da Agricultura publicada na sexta-feira no Diário Oficial.

Na temporada de 2020/21, o DJVE total para o milho foi de 39,8 milhões de toneladas. De acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, o país produziu nesse ciclo 52,5 milhões de toneladas do grão.

Até quarta-feira, os agroexportadores haviam feito um DJVE para o milho 2021/22 de 15,5 milhões de toneladas, segundo dados oficiais.

Enquanto isso, os agricultores argentinos estão plantando milho para a safra 2021/22. A Bolsa de Cereais de Buenos Aires espera que o país tenha safras recordes em 2022.

Novas regras

A Argentina enfrenta uma inflação anual de mais de 50%, impulsionada em grande parte pelos valores domésticos dos alimentos, que também são sua principal commodity de exportação.

Na tentativa de reduzir a inflação, o governo de centro-esquerda aplicou algumas regulamentações aos mercados agrícolas, que foram rejeitadas pelo poderoso setor rural.

Por sua vez, a Sociedade Rural Argentina (SRA) afirmou em nota que a medida do governo Fernández vai gerar um excesso de oferta artificial, o que desestimula a produção desses cereais.

“As autorregulamentações formais ou informais (…) ou esta cota para o milho prejudicam o país e prejudicam a todos nós”, afirmou o presidente da SRA, Nicolás Pino, segundo o comunicado.

Nicolás Misculin


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail

PUBLICIDADE
Card image


x