Milho

Agroconsult reduz projeção para a safra brasileira de milho para 119,4 mi toneladas


Reuters - 14 jan 2022 - 09:01

A safra de milho 2021/22 do Brasil deve atingir 119,4 milhões de toneladas, estimou a Agroconsult nesta quinta-feira, 14. Em função da seca, a consultoria realizou um corte de cerca de 4,6 milhões de toneladas na previsão.

Para o cereal de verão, a produção deve somar 24,5 milhões de toneladas, contra 29,3 milhões na projeção anterior.

“Apesar das perdas no verão, temos uma vantagem. Este ano, o plantio foi tão cedo da soja que também vamos ter uma implantação mais cedo da safrinha, que pode trazer novos milhões de toneladas para o milho safrinha”, afirma a Agroconsult.

La Niña

A seca causada pelo fenômeno climático La Nina deixou, até o momento, os maiores prejuízos nas lavouras do Paraná, onde produtores do oeste do estado já veem perdas de 100% nos casos mais graves.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul estão em estado de atenção, por também terem danos pela seca causada pelo fenômeno climático La Niña.

Em contrapartida, o coordenador do Rally da Safra, André Debastiani, disse que os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e a região do Mapito – composta por Maranhão, Tocantins e Piauí – estão com condições positivas para as lavouras.

“A expectativa de produtividade para a soja no Mato Grosso é de 60 sacas por hectare. Se atingirem isso, igualaria ao recorde de 2019 e achamos que é possível alcançar”, disse ele. Debastiani acrescentou que há problemas pontuais com algumas lavouras do maior estado produtor de soja do Brasil, mas as primeiras lavouras colhidas estão indo “muito bem”.

Nayara Figueiredo e Ana Mano


Acompanhe as notícias do setor

Assine nosso boletim

account_box
mail



x