Etanol

Petrobras anuncia produção de etanol a partir de 2014 em Moçambique


Agência Lusa - 21 nov 2012 - 11:14 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53

A petrolífera brasileira Petrobras anunciou hoje em Maputo que vai começar a produzir etanol em Moçambique a partir de 2014, respondendo ao objetivo do Governo moçambicano de introduzir a utilização deste tipo de combustível nos automóveis.

Falando em Maputo na "Conferência Brasil e África: Opção pelo Desenvolvimento Sustentável", que teve como principal orador o ex-Presidente do Brasil Lula da Silva, o presidente da Petrobras Combustíveis, Miguel Macedo, disse que a empresa vai montar uma destilaria em 2013, para iniciar a produção de etanol em 2014.

"A expectativa é até dezembro deste ano concluir o quadro regulatório da operação, em 2013 montarmos uma destilaria e em 2014 iniciarmos a produção de etanol", disse Miguel Macedo.

A cana-de-açúcar que será utilizada na produção de etanol pela Petrobras será produzida no centro de Moçambique, numa parceria com uma açucareira que opera na região, assinalou o presidente da Petrobras Biocombustíveis.

Segundo Miguel Macedo, a presença da empresa brasileira em Moçambique visa responder ao objetivo do Governo moçambicano de promover a mistura de etanol com os combustíveis fósseis e permitir que o país acompanhe a tendência que está a ser seguida por outros países.

"O Brasil tem uma grande tradição de produção de biocombustíveis e toda a gasolina no Brasil é misturada com 20 a 25 por cento de etanol nos veículos", realçou o presidente da Petrobras Bicombustíveis.