BASF
Internacional: Açúcar

Seminário em Londres discute cenário para o açúcar em 2020


Ministério da Agricultura - 13 nov 2012 - 17:14 - Última atualização em: 14 nov 2012 - 17:46

Análise sobre a produção de açúcar e seu potencial de crescimento para as indústrias no mundo. Esse é o objetivo do seminário promovido pela Organização Internacional do Açúcar (OIA ou ISO, sigla em inglês), sediada em Londres, que ocorre entre os dias 26 e 30 de novembro. Os encontros anteriores foram marcados pelos efeitos da crise financeira internacional.

Para acompanhar a agenda de reuniões e integrar a comitiva brasileira, estarão presentes o secretário de Produção e Agroenergia (SPAE) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gerardo Fontelles, e o diretor de Cana-de-açúcar e Agroenergia do Mapa, Cid Caldas.

Para o secretário da SPAE, "esse encontro é relevante devido à crescente demanda por açúcar e energia renovável a partir de etanol e co-geração (bagaço), bem como produtos que oferecem novas opções e oportunidades, e juntamente com os preços do açúcar que estão bastante firmes. Todos os indicadores apontam para um futuro promissor para este setor da economia mundial". Gerardo Fontelles lembrou que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar e o 2º maior produtor de etanol.

Países como o Brasil, Tailândia, Índia e União Europeia abordarão questões como o futuro dos grandes produtores deste mercado, suas opções estratégicas e políticas. O encontro também trará informações sobre o papel das grandes tradings que trabalham neste produto agroindustrial. Outro ponto que será analisado refere-se ao papel que o continente africano pode vir a representar nas exportações e como potencial produtor mundial, uma vez que é alvo de investimentos estrangeiros.

Simultaneamente ao Encontro Anual da OIA estão previstas diversas atividades. No dia 26 será realizado o Encontro da Associação dos Plantadores de cana-de-açúcar e beterraba. Já nos dias 27 e 28 ocorre o 21º Seminário internacional Competitividade do Açúcar e Perspectivas para 2020. No dia seguinte (29), será realizada a Reunião do Comitê de Estatística e Avaliação de Mercados e do Comitê Administrativo da Organização, enquanto no dia 30 será o Encontro do Conselho.

Inez Podesta